26 junho 2010

DEIXE DE SER QUEM ERA, E SE TRANSFORME EM QUEM É.

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão"

Fernando Pessoa


Imagem do desenho The Earth Girl Arjuna

[eu ando muito ocupado nesses dias e não pude postar nada. Mas me lembrei desse texto que um amigo meu gosta muito e eu quis posta-lo pois estou vivendo algo parecido, tento buscar palavras para definir esse momento e quando li o texto vi tudo que se passava em mim, de forma consistente, explicavel]

11 junho 2010

FÁBRICA DE HUMANOS

O dia-a-dia do mundo atual não nos dá tempo para percebemos o óbvio, sempre estamos ocupados demais para refletir sobre alguns assuntos, para dar atenção a quem precisa, para entendermos que outras pessoas tem mais pressa e mais direito do que nós, que o mundo gira e nós vamos junto com ele, querendo ou não.

É fácil ficarmos com dó de animas como frangos que vivem desde de pequenos em propriedades de produção de carne sobre rigorosa dieta, comem dia e noite, para que engordem o mais rápido possível e vão para o abate, sem poder desfrutar um pouco se quer do mundo real.

Não reparamos que fazemos o mesmo. Ficamos presos desde de pequenos em escolas que ensinam a serem robôs e não a pensar, sob ação dia e noite de mídias que não nos deixam ver o mundo como ele é, e não desfrutamos da realidade.

Perguntas simples podem mudar o destino do mundo, mas por que o medo de se fazer tais perguntas? Muitos tem medo de ser diferente numa sociedade tão igual, tão padronizada, onde tudo é classificado: emo/rockeiro/punk, hetero/homo/bi, negro/calcasiano...

Para que classificar? Para ficar mais fácil julgar os outros sem conhecelos?
Para que um professor ensina a matéria para 60 pessoas da mesma forma? Para ficar mais fácil na hora de fazer a prova, mesmo alguns não tendo entendido?
Para que aceitamos tudo e não questionamos? Para a vida ficar mais fácil e não termos que pensar muito?

A vida se esvai, o mundo se destrói, e o medo de mudar, ser diferente, saber pensar, corroe a alma humana aos poucos até não sobrar mais nada além de corpos vazios que perambulam pelo mundo, mandam na sociedade, ensinam, governam, trabalham.



Imagem do filme Eu Robô

ISMÁLIA

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Alphonsus de Guimaraens





[minha poesia preferida: triste mas ao mesmo tempo libertadora]

07 junho 2010

AMOR: ROMÂNTICO VS MODERNO


Muitas pessoas procuram pelo seu par perfeito para viverem juntos pelo resto da vida, de forma que apenas um baste para o outro. Isso não existe mais!

O amor romântico em que o casal bastava para manter uma relação feliz já não condiz com o mundo moderno. Nos tempos de nossos avós ou seus antepassados era real, de forma que tudo que o casal tinha ao envelhecer e seus filhos saírem de casa era um ao outro, já aposentados sem muito além daquela vida pacata.

Atualmente, mesmo um casal jovem, em que os dois trabalham e na maior parte do tempo o casal se encontra separado, alguns dias de convívio prolongado entre o casal sem nenhum fator exterior a eles pode causar discuções fortes.

Parece maldade dizer que os contos de fadas se transformaram em vidas separadas, mas podemos entender melhor como ocorreu essa mudança através de um exemplo distante porém bem explicativo: antigamente ouvia-se música em rádios e outros, de forma que todos escutavam a música em conjunto; mas a diante foi criado rádios menores e mais fáceis de ser movido; depois de sons de carros e walkmans chegamos aos famigerados mp3, celulares, ipod e diversos meios de se escutar musica de forma individual e quase egoísta.

De forma distante o exemplo musical citado ajuda a entender como os anos passaram e a vida mudou, tudo se modifica de forma rápida hoje, um casal não consegue mais ficar 50 anos vivendo um ao lado do outro sem histórias novas, diferentes, individuais.

Queria exibir um pouco desse tema para lembrar que a traição pode não vir da falta de amor ou de problemas entre o casal, mas pode ser o simples fato de descobrir que contos de fadas não existem, pode ser apenas a procura de algo novo dentro do casamento que não foi alcançado, as vezes por que o casal acha que viver junto será o bastante e não entende que é necessário sair, se separar pelo menos em um período do dia para que tenham novidades a noite e a vida continue; não fique pacata.



Imagem de internet

[acho que não estou num dia muito bom para falar sobre o assunto, mas espero ter passado a mensagem que desejava]

03 junho 2010

DEXIE

Queria indicar aqui uma banda super legal de Campinas, São Paulo.
Eles tocam muito bem, tem um estilo muito legal, o vocal é fera e acima de tudo, eles são super divertidos!
Aqui tem a letra de uma das musicas deles, e um vídeo que eu fiz para a banda:

OUÇA
Pra te ver sorrir
Pra fazer você feliz
Pra não te ver chorar
Pra fazer você acreditar

Te dou o pôr do sol
Sei que prometi
Que um dia iria cumprir
Por você

Ouça pra não esquecer
É fácil te querer só pra mim
Meu amor não tem fim
Eu quero dizer que meu mundo é você

Pra te fazer sentir
Pra não deixar você cair
Pra dizer que tudo está bem
Mesmo sem estar

Te dou o pôr do sol
Sei que prometi
Que um dia iria cumprir
Por você

Ouça pra não esquecer
É fácil te querer só pra mim
Meu amor não tem fim
Eu quero dizer que meu mundo é você

Nem pense em me esquecer
Porque eu vou te querer só pra mim
Meu amor não tem fim
Eu quero dizer que meu tudo é você

Todo mundo vai saber
Como eu gosto de você
Não importa o que eu tiver que enfrentar
Eu faço o que for pra te ter do meu lado

Ouça pra não se esquecer
É fácil te querer só pra mim
Meu amor não tem fim
Eu quero dizer que meu mundo é você

Sem ti não há como existir
A vida me abraça
O ar me engasga
A saudade me mata
Só de pensar em alguém como você
Em alguém como você