11 junho 2010

FÁBRICA DE HUMANOS

O dia-a-dia do mundo atual não nos dá tempo para percebemos o óbvio, sempre estamos ocupados demais para refletir sobre alguns assuntos, para dar atenção a quem precisa, para entendermos que outras pessoas tem mais pressa e mais direito do que nós, que o mundo gira e nós vamos junto com ele, querendo ou não.

É fácil ficarmos com dó de animas como frangos que vivem desde de pequenos em propriedades de produção de carne sobre rigorosa dieta, comem dia e noite, para que engordem o mais rápido possível e vão para o abate, sem poder desfrutar um pouco se quer do mundo real.

Não reparamos que fazemos o mesmo. Ficamos presos desde de pequenos em escolas que ensinam a serem robôs e não a pensar, sob ação dia e noite de mídias que não nos deixam ver o mundo como ele é, e não desfrutamos da realidade.

Perguntas simples podem mudar o destino do mundo, mas por que o medo de se fazer tais perguntas? Muitos tem medo de ser diferente numa sociedade tão igual, tão padronizada, onde tudo é classificado: emo/rockeiro/punk, hetero/homo/bi, negro/calcasiano...

Para que classificar? Para ficar mais fácil julgar os outros sem conhecelos?
Para que um professor ensina a matéria para 60 pessoas da mesma forma? Para ficar mais fácil na hora de fazer a prova, mesmo alguns não tendo entendido?
Para que aceitamos tudo e não questionamos? Para a vida ficar mais fácil e não termos que pensar muito?

A vida se esvai, o mundo se destrói, e o medo de mudar, ser diferente, saber pensar, corroe a alma humana aos poucos até não sobrar mais nada além de corpos vazios que perambulam pelo mundo, mandam na sociedade, ensinam, governam, trabalham.



Imagem do filme Eu Robô

3 comentários:

  1. Hum...' quando eu estava indo para praça hoje cedo, estava pensando algo parecido:
    Todos estão tão ligados com o mundo da imagem e aparência que esquecem do mundo dos sentimentos.
    Talvez já não consigo nem ser feliz, porque o que me deixa feliz e ver sorrisos estampados no rosto de quem eu gosto e até de pessoas estranha no meu dia-a-dia e já não vejo sorrisos, somente olhares para o relógio... todos estão no mundo do tempo.
    (faleidemais):D Eu robô
    Primeira vez que li o titulo desse filme... eu li eu robo' de roubar mais tdb!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do seu blog e irei segui-lo.

    Será que a sociedade de antigamente era melhor que essa atual?

    Naquele tempo não existia computadores com internet, telefones eram poucos, as pessoas se comprimentavam nas ruas, os vizinhos se reuniam e batiam aqueles papos saudáveis de final de tarde e muitas outras coisas.

    Hoje somos obrigados a seguir um tipo de padrão que a sociedade impoem, como se vestir, andar, falar e até na hora de se expressar tem que ser de acordo como mandam grande parte da humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Uma das idéias do blog, além de expor minhas poesias e falar um pouco do meu estágio que é algo bem diferente, é discutir esse tipo de assunto!

    Não sei se sociedade era melhor, afinal, como ela caminhou para o que vivemos? Será que eles já não disceminavam essas idéias de moda, egoismo e outros que rejem a nossa sociedade?
    Se não, de onde surgiu? Como surgiu?

    ResponderExcluir